Os astronautas a bordo da ISS (sigla em inglês para a Estação Espacial Internacional) tiveram que se preparar na última terça-feira (22) para uma manobra de desvio feita para tirar o laboratório espacial da trajetória de lixo espacial.
+Conheça Tal Schlomi: influenciador que revolucionou os negócios de mídia social no mundo
+Samsung revela smartphone Galaxy S20 Fan Edition
+Nasa quer levar primeira mulher para a Lua em 2024
A operação foi comandada do solo, por controladores russo e americano, mas exigiu que os astronautas se deslocassem por segurança para o segmento russo da ISS, onde está a nave Soyuz MS-16, permitindo o retorno à Terra em caso de emergência.
A operação ocorreu sem problemas e os astronautas puderam retomar as atividades cotidianas. Mas não sem que Jim Bridenstine, administrador da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, publicasse um tweet lembrando que esta foi a terceira manobra deste tipo realizada no ano e que este tipo de problema está se tornando mais comum.
The @Space_Station has maneuvered 3 times in 2020 to avoid debris. In the last 2 weeks, there have been 3 high concern potential conjunctions. Debris is getting worse! Time for Congress to provide @CommerceGov with the $15 mil requested by @POTUS for the Office of Space Commerce.
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) September 22, 2020